Paulo Sarasate
Origem da Escola Paulo Sarasate
A escola foi construída em virtude da demanda de matrículas, pois na comunidade do Demócrito Rocha não havia escolas de âmbito municipal, nem estadual. Com o apoio do vereador Abel Pinto e de pessoas da comunidade a construção da escola foi realizada no terreno chamado campo dos Tabajaras adquirido pela prefeitura. Sua fundação foi na data do dia 30 de março de 1969, na gestão do prefeito José Walter Cavalcante.
A escola tem como patrono o professor de Direito Paulo Sarasate Ferreira Lopes, homem público de notáveis feitos que exerceu vários cargos na política cearense dentre os quais Governador do Ceará (1955) Deputado Federal (1958) galgando posteriormente o cargo de Senador.
Durante o período de 1969 a 1972 a escola funcionou nos três turnos, somente de 1ª a 5º série, tendo como Diretora a professora Hilza Lustosa Cabral, que trabalhava juntamente com as vice-diretoras Valquíria Figueiredo, vice-diretora do turno da manhã; Maria Eurides Moreira vice-diretora do turno da tarde; e Maria Ivonete Soares, vice-diretora do turno da noite. A escola tinha como objetivo formar integralmente a criança e o pré-adolescente compreendidos na faixa etária prevista na legislação em vigor.
Em 1974, a escola implantou o sistema telensino que era de competência da equipe técnica TVE - composta de técnicos do estado, repassando programação pela manhã, atendendo as 5ª e 6ª séries, e a tarde atendendo as 7ª e 8ª séries.
Em 1996 a escola foi beneficiada com algumas ocorrências que vieram modernizar a escola; entre estes benefícios podemos citar:
- Criação da sala de Orientação Educacional;
- Criação da sala de apoio para atendimento a alunos com deficiências especiais de aprendizagem;
- Criação do NURE - Núcleo Regional que trata dos assuntos e dificuldades das escolas próximas aos bairros circunvizinhos que na maioria hoje fazem parte da SER IV. Durante o NURE, a escola recebeu alguns benefícios como: aquisição de telefone público, xerox alugada pela Secretaria de Educação, cobertura da quadra.
Criação do Conselho Escolar, em 1996, uma das características da gestão democrática da educação. a primeira eleição aconteceu em 08 de junho de 1996 e teve como primeiro presidente a professora Francisca Moreira da Silva, que tomou posse em setembro de 1996.
No período de 1997 a 2002 a escola passou por uma série de mudanças que vieram favorecer a estética da parte física e melhorando nas ações da escola com mais frequência dos pais nas atividades da escola.
Foi renovado o piso das salas da: secretaria, diretoria, sala dos professores e das galerias do 1º piso. Foi feita a reforma da biblioteca com prateleiras de alvenaria. Em 1999 foi constuído o escovódromo com a finalidade de prevenção de cáries dentárias através da aplicação de flúor e de escovação adequada.
No ano 2000 a escola foi beneficiada com o PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) recebendo uma verba de R$ 10.700,00 que foram aplicados em benefício do processo ensino-aprendizagem. Por ocasião do PDE, a escola foi beneficiada em 2002 com o PAPE (Programa de adequação de Prédio Escolares) recebendo uma verba de R$ 70.000,00. com esta verba foram revestidas todas as classes, renovados os pisos de 08 salas e feito o forro das classes de fora. Foram renovados os banheiros externos com mudanças de vasos sanitários; pias, pisos e feito novo revestimento nas paredes.
Em 2001 a escola foi beneficiada com o Laboratório de Informática Educativa (LIE), recebendo da Prefeitura os computadores para pesquisa e estudos, trazendo um enriquecimento significativo para o processo ensino-aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário